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  MORDIDAS NA ESCOLA: O QUE FAZER?
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MORDIDAS NA ESCOLA: O QUE FAZER?
        É muito comum que as mordidas aconteçam nas escolas de Educação Infantil, mais especificamente nas turminhas de Berçário II e Grupo 2 (onde as crianças estão na fase oral). A criança tem o seu primeiro contato com o mundo pela boca, pelo seio materno, que lhe proporciona o prazer de saciar sua fome. Em razão dessa relação de prazer, à medida que cresce leva outras coisas à boca, como as mãos, os pés, outros objetos e às vezes, até outras pessoas, na tentativa de descobrir melhor o mundo.
        Por meio desse contato, aos poucos vai percebendo várias diferenças como doce e salgado, duro e mole. E na escola, ao morder um amigo, descobre novas sensações de prazer, como em ver o susto, a reação, o choro do outro. A partir dessa sensação agradável, volta a fazer repetidamente. As mordidas acontecem em situações de disputa por brinquedos, espaço e até da atenção da professora. Como não consegue administrar seus sentimentos, manifesta o incômodo através da mordida. Outra situação onde a mordida ocorre é quando a criança fica tão eufórica querendo brincar com o amigo que acaba por mordê-lo.
       Um dos fatores que contribuem para que a criança aprenda a morder é a brincadeira dos pais com os filhos usando a boca, dando pequenas mordidas, fazendo barulhos, entre outras. Essas atitudes não são erradas, mas podem confundir as crianças, que reportam paras outras crianças, as mesmas brincadeiras, porém podendo machucá-las, já que ainda não possuem domínio da força da mandíbula. As famílias devem se conscientizar que essas brincadeiras, apesar de trazerem sentimentos positivos, podem causar atitudes de agressividade na criança, que ainda não controla seus impulsos e não sabem distinguir o certo e o errado.
       A mordida na escola é uma situação constrangedora para todos os envolvidos. Os pais da criança que morde sentem-se muito mal e ficam envergonhados, os pais da criança que foi mordida ficam chateados com o machucado do filho e sentem-se culpados por deixarem a criança na escola. Já a escola, por sua vez, tem a difícil tarefa de mediar as relações entre as crianças e seus familiares, a fim de amenizar os sentimentos negativos da situação.
       A criança que foi mordida necessita de acolhimento para melhorar seus reflexos, expressar seu descontentamento e encontrar mecanismos de defesa. Fortalecê-la, porém, não é incentivar o revide, o que ocorre com frequência com alguns pais pelo receio de que seu filho se torne um sujeito passivo diante da vida. É preciso lembrar que o adulto não deve oferecer um modelo agressivo sob pena de fixar o ambiente hostil que está rondando os primeiros relacionamentos da criança. Por mais que seja sofrido ver o filho marcado por um colega, evite o rancor, pois a criança que morde não é má, e seus pais sofrem muito temendo que ela seja discriminada pela turminha e pelos outros pais.
       Aqui no Futuro ideal nossa posição frente às mordidas é intervir, primeiro acolhendo quem foi mordido, tentando acalmá-lo e após chamar quem mordeu para auxiliar nos cuidados com o amigo. Neste momento procuramos deixar bem claro que o amigo sentiu dor e que não se pode morder, abaixando-se para conversar com a criança, falando firme, porém tranquilamente. Algumas situações se repetem ao longo do dia, então a bronca precisa ser em tom um pouco mais sério, mas nunca desrespeitando a criança. Informamos sempre aos pais os acidentes ocorridos, preferimos anotar na agenda ou conversar longe da criança, para que esta não se fragilize (no caso de ter sido mordida) ou ache que assim consegue chamar a atenção dos adultos (no caso de quem mordeu). Nos casos em que as mordidas se tornam muito frequentes, chamamos os pais para uma conversa, investigamos o que pode estar ocasionando e criamos juntos estratégias para auxiliar a criança a superar essa fase e amenizar tais situações. 

                                                                                                                                                                 Contem conosco.
                                                                                                                                                                 Débora Quadros
                                                                                                                                                  Coordenadora Pedagógica



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