NOTÍCIAS
  DESFRALDE
00/00/0000
 
DESFRALDE 
       O desfralde é mais uma etapa importante do crescimento de nossos pequenos, e por isto mesmo merece uma atenção especial. Nele estão envolvidos aspectos fisiológicos, emocionais e sociais da criança e sua família. A maneira como a criança atravessará este momento dependerá basicamente de dois fatores: sua maturidade biológica, que permitirá o controle muscular dos esfíncteres, e a maneira com a qual os adultos cuidadores conduzirão o processo. Este momento pode ser vivido de maneira tranquila se tivermos algumas percepções sobre o momento ou de maneira tensa e ansiosa, quando criamos expectativas inadequadas. Mas de uma maneira ou de outra, prepare-se, pois poderá ser trabalhoso, exigindo paciência e o entendimento de que as “escapulidas” são normais!
      Não existe um momento pré-determinado para o desfralde ocorra, sabemos que cada criança tem o seu próprio tempo de amadurecimento, o importante é ter certeza que ela está preparada e permitir que esta seja uma conquista sua e não uma imposição dos pais. Sabemos porém, que é entorno dos dois anos que a criança começa a dar os primeiros sinais de prontidão para o processo. Tais sinais acontecem quando percebemos que a criança fica longo tempo de fralda seca, indicando que seus esfíncteres estão maduros, pois consegue reter por mais tempo a urina. Ela também costuma sinalizar a consciência do ato de fazer xixi e cocô falando, ou escolhendo uma posição confortável.
     Orientamos sempre evitar o desfralde num momento de mudanças importantes na rotina da família (mudanças de casa, perdas, nascimento do irmãozinho, entre outras situações), pois outras preocupações podem perturbar o processo. Outra condição fundamental no nosso entendimento é que, uma vez iniciado o desfralde, ele seja feito de forma definitiva durante o dia, desta forma, a criança terá clareza que deverá em qualquer situação, exercer o controle do xixi.
     Tomada a decisão, nossa equipe estará disponível para orientar sobre os procedimentos de continuidade na escola. Sabemos quanto os aspectos emocionais influenciam no funcionamento do nosso corpo, e neste caso não é diferente, ele influenciará determinantemente no sucesso ou em um prolongamento mais sofrido do desfralde. Os processos corporais possuem um significado mental e afetivo próprio para cada criança. São importantes meios para expressar suas emoções e para a construção autoestima. É muito importante valorizarmos seu crescimento, fazendo-os participar intensamente e conscientemente do processo.
      Neste momento ajuda muito a observação dos pais utilizando o banheiro, a saída para comprar calcinhas e cuecas, as brincadeiras e historinhas envolvendo o peniquinho ou o vaso. Devemos promover um ambiente de naturalidade e compreensão sobre o assunto, motivá-los demonstrando alegria diante dos sucessos, mas com o cuidado para não exagerar! Quando a criança percebe seus pais extremamente mobilizados por este assunto, ela acaba descobrindo que pode manipulá-los, colaborando ou não com o tão esperado xixi no peniquinho! E é aí que costumam começar os verdadeiros problemas: ansiedade, tensão, brigas, broncas e castigos, o que são extremamente prejudiciais ao processo.
      A criança amedrontada e confusa, não consegue o equilíbrio necessário para exercitar seu controle interno. Começa a desenvolver um sentimento de fracasso, de incapacidade, que prejudica sua autoimagem ainda em delicada construção. Por isto lembre-se, neste momento é natural a criança fazer xixi no vaso, para no momento seguinte deixar escapar bem em cima do seu tapete de estimação! Não se zangue, mantenha a calma , converse, explique, faça combinados que possam incluir pequenos presentinhos estimulantes, peça sua colaboração para limpar o xixi... mas não se descontrole, pois além de feri-la em seus sentimentos, estará dando-lhe poder de controle sobre você! Neste início, não espere que seu filho pare a brincadeira e lhe peça para ir ao banheiro! Antecipe-se, leve-o ao banheiro de forma divertida. Lembre-se de usar o bom senso e criatividade, e na dúvida, leia, converse e pergunte. Nós aqui do Futuro Ideal estaremos sempre disponíveis para pensarmos juntos!
                                                                                                                                                               Atenciosamente,
                                                                                                                                                               Débora Quadros. 
                                                                                                                                                      Coordenação Pedagógica.



<< Voltar para home

 


A ESCOLA

Na idade das grandes descobertas morais e sociais, seu filho precisa de uma escola com acompanhamento integral, que respeite a sua individualidade criativa.

Sistema Positivo de Ensino
Convênio Emergências Médicas
Aulas Especiais
  Clique aqui e saiba mais

// Educação Nutricional // Noite da criança
// Lazer & recreação // Hotel 5 estrelinhas


EDUCAÇÃO

Futuro Ideal Educação Infantil garante o desenvolvimento da criança de forma significativa e prazerosa, num ambiente cultural estimulante especialmente preparado para seu filho aprender.

ULTIMAS NOTÍCIAS

00/00 - Futuro Ideal
00/00 - DESFRALDE
00/00 - MORDIDAS NA ESCOLA: O QUE FAZER?
00/00 - Facebook
04/03 - Etiquetas Personalizadas
HOME
APRESENTAÇÃO
AMBIENTES
 
PROPOSTA
PRINCÍPIOS
LOCALIZAÇÃO
FUTURO IDEAL
AV. DOS ESTADOS, 1322
ÁGUA VERDE - CURITIBA/PR
(41) 3345-1031
(41) 98415-5399